sábado, 19 de junho de 2010

VEM CÁ VÊ: São João (Caruaru e Arcoverde)


O São João ta aí, em Caruaru já começou desde o dia 28/05, Caruaru que mesmo aos trancos e barrancos volta a realizar os festivais de fogueteiros e bacamarteiros, ocorrido no ultimo dia 05/06. São João este, que esse ano volta a incorporar as bandas “forrós de plásticos”. Pois, ano passado foram banidos do Pátio do forró. Atitude essa de minha parte lamentável, pois não creio que este estilo de música seja uma boa alternativa. Porém, os jovens gostam e são uma boa leva de publico, não restou a secretária de cultura outra opção a não ser, reincorporar esse estilo. Pensei que a população Nordestina estava cansada de “prestigiar” São João “acultural”, entretanto, vejo que me enganei!

Caro (a) leitor (a), venhamos e convenhamos: Você sair com sua namorada para o “Melhor São João do Mundo” e escutar musicas da pior qualidade, musicas que enfatizam a prostituição e fazem apologia ao consumo excessivo de álcool, é, no minimo um tanto quanto desagradável para não dizer lamentável. Pois bem, onde quero chegar com essa conversa? Vou citar um exemplo bem claro disso. Imagine a seguinte situação: Você está completando um ano de namoro e leva sua namorada para comemorar a data no “Maior São João do Mundo”, ao chegar no Pátio de Eventos você é agredido com letras de baixo calão, tipo: “É rapariga, é cabaré, é bagaceira...”, “Toma gostosa, lapada na rachada...”, “beber, cair e levantar” e tantas outras... É amigo, se você estiver acompanhado de quem você gosta, tipo a namorada, irmã ou mãe; acho que assim como eu, você também ficaria revoltado e indignado com tal situação que de fato é no mínimo constrangedora. Imagina pra quem é mulher ir pra uma festa em que a banda (atração principal) a difame e a trate puro e simplesmente como um objeto de consumo. E sabe qual é o pior da história? Tais bandas tem um publico fiel, inclusive mulheres que vão para esses shows ser chamadas de cachorras, vadias e etc. Algumas nem percebem a gravidade do fato e se percebem fazem de conta que não é com elas.

Por isso achei a iniciativa de barrar estas bandas que na minha opinião nem bandas são (na verdade, são fabricas de dinheiro que na realidade só existem para alimentar uma corja de empresários sanguessugas de prefeituras e alienadores de mentes). Cadê nossos bons e velhos artistas. Artistas estes que por incrível que pareça são mais valorizados no exterior que no próprio país ou região de origem. Artistas estes que quando são contratados são desrespeitados na forma do não pagamento de seus cachês, tendo os mesmo que esperar meses e até anos para receberem por seu trabalho. Enquanto os sanguessugas (do dinheiro publico) destratam nossas mulheres e ainda saem com milhões nos bolsos. Portanto, se você é chegado numa “fuleragem”, nem se preocupe, esse ano, você voltará a encontrar em Caruaru o que a cultura de massa cearense atualmente tem de “melhor” a oferecer! E apesar dos pesares, Caruaru ainda tem o maior Cuscuz, a maior Canjica, O maior Pé-de-Moleque, a maior Pipoca e a maior Pamonha do mundo! Vale a pena conferir e até comer um milho assado na feira.

Outro lugar de destaque no período junino em nosso Pernambuco é o São João de Arcoverde que em sua tradição, tem um dos melhores São João do Brasil, Arcoverde que respeita seus artistas e também sua população, Arcoverde que ainda não tombou e continua a fazer um São João de raiz com mais de 150 atrações. E, apesar de Calypson e Luan Santana, trás também atrações de peso como: Gilberto Gil, Elba Ramalho, Geraldo Azevedo, Zé Ramalho, etc. Se você gosta de Coco, “Forró de verdade” e ciranda e ainda não curtiu São João lá tá perdendo uma das melhores experiências musicais, lá tem de “tuia”. Então é isso, o convite está feito, ainda dá tempo curtir o São João, mas lembre-se sempre, curtir com responsabilidade, sempre respeitando o próximo, não exagerando na “birita”, se for beber não dirija e sempre use camisinha. Esses “conselhos de mãe” são meio guichês, mas ainda são muito úteis e válidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário